Pele Preta

Maureen Bisilliat

Pele Preta/Skin Black was the first of Maureen Bisilliat’s work to be seen by the general public. In it, she photographed a black woman – who in her own words was – "a proud looking woman who did not consider it beneath her to pose as a model".

O trabalho resultou numa exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1966, e já antecipava muito de sua imagética pessoal, e, de certo modo, também a de outros importantes fotógrafos que seguiriam anos depois esta mesma vertente. Em entrevista a escritora Marta Góes, a psicóloga Eda Tassara, parceira de trabalho e amiga da fotógrafa, diz que “naquela época, fotografar uma modelo negra era uma inovação”. Era um momento de forte debate intelectual, exposto pelo Cinema Novo e pelo Teatro de Arena. “Maureen trouxe este debate para o território da estética e afirmou sensualmente a beleza dos tipos populares”, afirma Tassara.

“O corpo humano, minha porta de entrada na pintura, acabou por me levar à fotografia”, avalia Maureen. Junto com as imagens da modelo, o ensaio retrata também um menino negro (em algumas imagens, como um “menino-anjo” com asas brancas) posando sozinho ou com um ancião e/ou com a modelo. Ex-votos também integram o ensaio, interagindo com os personagens e seus corpos, num delicado roteiro banhado por uma luz magistral. As fotografias foram feitas no interior de São Paulo, em São José do Rio Pardo, e na Capital.

Maureen’s photographic projects have always been designed and edited using strong visual sequences that encapsulate the photographer’s vision of real and imaginary universes, composing what she called photographic equivalences of the literary works that have inspired her work. Maureen continues to work on the PELE PRETA/SKIN BLACK, project but now in reverse, using her images to try to find texts by authors who are open to dialogue with her inaugural photographic series.

In Maureen’s own words, "I value images linked to writing, carefully chosen phrases that melodically define the orchestral score. In books like those of Diane Arbus (1923-1971) and Nan Goldin (1953), there is this kind of orchestration: rhythms, silences, chords, pauses. Words, chosen from literary production or lifted from biographical text, are distilled and intimate, and come from within. It is almost like writing with images and seeing with words."

Sergio Burgi
Curator
Instituto Moreira Salles

Maureen Bisilliat, fotógrafa e documentarista, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico / CNPQ (1981-87), da Fundação do Amparo à Pesquisa / FAPESP (1984-87) e da John Simon Guggenheim Foundation (1970), nasceu na Inglaterra em 1931, chegando ao Brasil em 1952. Iniciou na fotografia em 1962, atuando como fotojornalista durante 10 anos nas revistas Realidade e 4Rodas. Suas andanças resultaram na elaboração de um projeto traçando “equivalências fotográficas” dos mundos retratados por Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, Jorge de Lima, João Cabral de Melo Neto, Mário de Andrade e Adélia Prado, posteriormente publicadas em livros. 1972 a 1977, visitou com frequência o Xingu. Em 1979, em coautoria com os Irmãos Villas Bôas, lançou o livro XINGU / TERRITÓRIO TRIBAL, com edições lançadas em cinco idiomas. Em decorrência deste trabalho foi curadora da Sala Especial XINGU TERRA, instalada na XIII Bienal de São Paulo (1975). Em 1988, com seu marido Jacques Bisilliat e seu sócio Arquiteto Antônio Marcos Silva, foi convidada por Darcy Ribeiro para criar um acervo de arte popular latino-americana, do qual nasceu o Pavilhão da Criatividade da Fundação Memorial da América Latina. Seu envolvimento com a Casa de Detenção Professor Flamínio Fávero começou com a documentação dos trabalhos de sua filha, Sophia, junto à equipe do Teatro no Presídio (1984 – 89), projeto coordenado por Eda Tassara, Professora de Sociologia do Trabalho da Universidade de São Paulo (USP).  Em 2001 juntou-se a André Caramante, Sophia Bisilliat e o fotógrafo João Wainer para gravar em vídeo os detalhes infinitos dos ÚLTIMOS ANOS DO CARANDIRU. 
In 2003, the Instituto Moreira Salles acquired her photographic collection, and in 2009, the book FOTOGRAFIAS/Maureen Bisilliat [PHOTOGRAPHS/ Maureen Bisilliat] was published to accompany her exhibition at FIESP. The institute's interest in her work rekindled the author’s interest in her own work, particularly that which up until then had been languishing in the archives. She was awarded the Porto Seguro Photography Award, the order of Ipiranga, the Order of Cultural Merit, and the Order of Defence in 2010, all of which demonstrate the positive repercussions of this rediscovery.
This was then followed by 9 years working with the editor Felipe Lafé in a quasi-archaeological quest for around 20TB of material recorded in a variety of media: 16mm-Umatic-BETACAM-VHS-HD Mini DV etc. The organisation and success of this work and documentaries are now part of the Maureen Bisilliat video archive at the Instituto Moreira Salles. An exciting, rare and enriching discovery, EQUIVALÊNCIAS / Aprender Vivendo [EQUIVALENCES / Learn through Living] is the direct result of this partnership.

EN