#BLVCKSBTFLL – Black is Beautiful

Thiago Borba

Black is Beautiful: um mergulho na cor do Brasil

As fotos de Thiago Borba de sua série Black is Beautiful (ou a hashtag #BLVCKSBTFLL, como foi impulsionada nas redes, como em seu Instagram @tborba) reúnem muitas belezas. Em número de modelos retratados, em conceito e sua poderosa estética afro-brasileira. Natural de Salvador da Bahia, Borba passou doze anos fora de sua terra natal até encontrar uma proposta  artística que, arrisco dizer, já morava em si.

Black is Beautiful nasceu de um desejo de voltar às origens e valorizar a força e a estética negra que durante tanto tempo, em suas palavras, “esteve à margem do que era padronizado como belo”. Para isso, Borba retornou a Salvador após dois anos na Espanha, onde fez um curso de fotografia, e mais dez em São Paulo, onde trabalhou em algumas importantes publicações de moda (Vogue, Elle, GQ, Cosmopolitan, entre outras).

Nessa época em que trabalhou com moda, Borba já estava atento ao street fashion, onde o negro já era um alvo do seu olhar. É ainda em São Paulo que Borba se reconectaria com a ideia de mistura, sem distinção de cor e raça, marca forte da sua Bahia. Com o bloco Tarado Ni Você, em que homenageia Caetano Veloso e do qual é um dos fundadores, Borba estava sem querer querendo voltando suas atenções para a música, a religião e à beleza afro.

Inspirado por um outro projeto anterior, “Jeito de Corpo”, quando já se dedica a uma fine art de assinatura própria, Borba despertou para o que efetivamente queria. “Notei que muitas vezes essas belezas não estavam nos lugares que mereciam. Quis juntar esses mundos, trazendo um pouco de calor”, afirmou.

Calor, assim como na Bahia, realmente não falta nas imagens que Borba têm produzido e que tem encantado seguidores e mídias de vários lugares do mundo, incluindo as especializadas em arte e cultura afro.

Colocar a beleza negra baiana em seu local de merecimento é apenas uma das pontas que tornam seu trabalho de extrema relevância. “#BLVCKSBTFLL é origem, passado e futuro, que dá protagonismo à beleza negra e revela a potência do colorismo brasileiro, sobretudo na Bahia, o berço da Africa no Brasil”, diz Borba. 

Pedro Henrique França

Previous
Next



Thiago Borba, nascido na cidade de Salvador-BA, cursou bacharelado em Marketing na Faculdades Integradas da Bahia (2001-2005) e começou a trabalhar com fotografia em 2006, quando mudou-se para Espanha foi assistente de fotógrafos, como Alfonso Zubiaga e Silvia Paredes. Um ano mais tarde, de volta ao Brasil, passou a morar em São Paulo, onde fotografou para as principais revistas do país, como Elle, Vogue, Cosmopolitan, Glamour, QG e outras. Após 10 anos residindo na capital paulista, o artista, numa retrospectiva da sua produção até o presente momento, resolve retornar a sua cidade natal e iniciar o projeto #BLVCKSBTFLL – Black is Beautiful. Em 2017, participou da exposição fotográfica “Jeito de Corpo”, em conjunto com Caroline Lima, composta por 16 fotografias que constroem uma narrativa sobre o modo de mover-se dos baianos. Borba apresentou 8 fotografias da série ‘Corpo Presente’ no Espaço Paulista de Arte em São Paulo. Em 2018, participou com 07 fotografias da série Black is Beautiful na mostra ‘Territori Paralelli’, que reuniu 14 artistas brasileiros para representarem o Brasil nas artes e design em Milão, Itália. No final de 2019 inaugurou sua primeira exposição individual na Sunny Art Centre em Londres, a mostra intitulada de “Hidden Paradise” conta com 36 fotografias da série #blvcksbtfll .

PT